Fisioterapia e Treinamentos - Campinas - SP

O Campeonato Paulista de Futebol ainda não passou da primeira fase, mas já é grande a quantidade de jogadores afastados por lesões musculares em diversas equipes. Para o fisioterapeuta Felipe Mascarenhas, especialista em Osteopatia, a aplicação de bandagens funcionais pode ser uma alternativa eficaz no tratamento da dor, permitindo que o atleta se recupere em um tempo menor e antecipe o seu retorno aos gramados.

Trata-se de um método conhecido como Bandagem Kinesio-Tape, que consiste na aplicação de espécies de fitas elásticas sobre a área lesionada. Essas bandagens reduzem edemas e a dor das lesões musculares porque aliviam a pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos, através de ondulações que elevam a pele do paciente, melhorando a circulação sanguínea e o fluxo do sistema linfático.

Dentre as principais funções das Bandagens Kinesio-Tape estão: a correção da função muscular, a melhora da circulação sanguínea e linfática e o alívio da dor. “Em alguns casos, ela permite com que atletas lesionados participem de sua atividade, com mínimo de risco e mínimo de perda de rendimento”, diz o fisioterapeuta.

Mas não basta sair por aí colando as bandagens pelo corpo. Uma pessoa sem o conhecimento necessário na aplicação dessas fitas pode lesionar estruturas importantes, causando, por exemplo, “a compressão de um nervo, ou imobilizando regiões que não deveria ser imobilizadas”, como observa o doutor Felipe. Além disso, alguns detalhes aparentemente simples, como tempo de imobilização, podem fazer toda a diferença.

Não é de hoje que muitos atletas, sem qualquer conhecimento em anatomia ou fisiologia realizam bandagens para proteção e conforto. É o caso de jogadores de vôlei, que envolvem os dedos das mãos em esparadrapos; ou das bailarinas, que utilizam o produto nos pés. “Com mais conhecimento o atleta pode saber qual o melhor material para utilizar, naquele momento, e a melhor forma de aplicação”, explica Felipe.

Nas mãos de um fisioterapeuta especializado, no entanto, o uso das fitas pode ser estendido para muito além da simples proteção, como a reabilitação de lesões, analgesia estimulo ou inibição do funcionamento muscular.

Carregando mapa de localização...