Fisioterapia e Treinamentos - Campinas - SP

Autor: Felipe Mascarenhas CREFITO-3 27386-F - Fisioterapeuta

Não há na história nenhuma afirmação mais verdadeira que essa: “Corpo são mente sã”. E agora já temos comprovação cientifica do que os filósofos orientais já diziam há anos.

A Neurociência, é uma modalidade nova de estudo do cérebro e do sistema nervoso que vem nos demonstrando através de modernas técnica de pesquisa como nós pensamos, e como o cérebro funciona.

Segundo estudos recentes, foi demonstrado que nossa consciência não reside no cérebro, e sim no corpo. O que significa dizer que se não tivéssemos corpo não teríamos consciência da nossa existência, nossas emoções e sentimentos. É isso mesmo, nossas emoções e sentimentos se manifestam antes de tudo no corpo, através de aumento do suor, alterações dos batimentos cardíacos, modificamos nossa freqüência respiratória, tensões musculares, contração e dilatação da pupila, etc.

Quando o cérebro processa essas informações, ele conclui se estamos com raiva, com medo, ansiosos, apaixonados ou se estamos amando! Portanto os cientistas concluíram que o corpo faz parte da mente, e mais, a mente está no corpo, o cérebro apenas processa as informações para que possamos concluir o que sentimos.

Por isso devemos sempre tratar bem o corpo (que é a casa da mente), todo tipo de cuidado para o corpo é bem vindo, desde a alimentação, passando por exercícios e massagens.Corpo e mente tornam-se praticamente a mesma coisa, e a alteração em um traz alteração no outro, sento corpo e mente um via de mão dupla. Por isso é possível notar transtornos psicológicos manifestando no corpo, como dores musculares, vômito, alteração de postura, e em casos extremos a anorexia ou a obesidade.

Da mesma forma que podemos notar um transtorno psicológico através do corpo, podemos também tratá-los através de terapias corporais, como é o caso da acupuntura desenvolvida pelos chineses a milhares de anos, ou através de massagens, ou ainda através do Reequilibrio Somato Emocional Trata-se deuma técnica desenvolvida por fisioterapeutas e psicólogos, que visa um tratamento para transtornos psíquicos, através do corpo, utilizando massagens e exercícios específicos. Logicamente que em alguns casos o paciente deverá ter o acompanhamento de um psicólogo, ou até mesmo de um psiquiatra, em casos mais extremos.

Copyright © Todos os direitos reservado para Felipe Ribeiro Mascarenhas

Carregando mapa de localização...