Fisioterapia e Treinamentos - Campinas - SP

Elaboração: Felipe Ribeiro Mascarenhas  CREFITO-3 27386-F

www.colunasemdor.com.br

Considerações Gerais:

 

A R.P.G. é um método revolucionário de tratamento do sistema músculo-esquelético desenvolvido no final da década de 40 na França, e trazido para o Brasil na década de 80. Desde então esse método vem se desenvolvendo e ganhando adeptos por todo o país.

O método foi criado dentro de uma abordagem globalista, isto é, vê o indivíduo como um todo sem desprezar nenhum aspecto do corpo humano. Desta forma são consideradas as influências do crânio, das vísceras, do psico-comportamental e do que chamamos de Cadeias Musculares, que são conjuntos de músculos que trabalham juntos como se fossem apenas um.

“Partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema músculo-esquelético, a RPG trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio.”


Nosso corpo se defende de lesões (entorses, úlceras etc.) e dores (decorrente de má postura), para que estas não se manifestem como um incomodo. Para isso ele se utiliza de pequenas modificações na postura, que por sua vez acabam sendo incorporadas pelo nosso cérebro e aceitas como corretas, já que esta nova postura, no início, é confortável.

Por outro lado essa nova postura é menos funcional, e causa ainda encurtamentos, portanto mais dor e mais compensações.

As sessões são conduzidas de forma individual, com duração média de uma hora, e são realizadas de uma a duas vezes por semana, dependendo do caso. O Fisioterapeuta trabalha com o paciente, contra a patologia. Durante cada sessão o Fisioterapeuta emprega micro ajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada, ou deitada).

Com esse método é possível tratar de problemas posturais, perdas funcionais, e dores, principalmente da coluna, hérnia de disco, lombalgias, ciáticas, LER/DORT (lesão por esforço repetitivo, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), lesões articulares e pós-traumáticas, disfunções de ATM (articulação temporo mandibular). A RPG pode ser indicada sem limite de idade.

Objetivos

  • O objetivo desse projeto é implantar tratamento de RPG na Empresa.
  • O trabalho da RPG tem a finalidade de prevenir a futuros tratamentos.
  • É utilizado para tratar diversas patologias do sistema musculoesquelético, incluindo distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
  • Outro objetivo é promover a Qualidade de Vida para os colaboradores da empresa.

 
Copyright © Todos os direitos reservado para Felipe Ribeiro Mascarenhas
 
Atenção!
Se você deseja reproduzir, ou divulgar esse texto deve inserir o nome do autor e o endereço do site www.colunasemdor.com.br logo abaixo do título do texto.

Carregando mapa de localização...